Mundo

Fundação dos EUA compra máscaras sagradas para devolvê-las a tribos

A fundação privada, que tem sede em Los Angeles, pagou 530 mil euros para adquirir 21 máscaras da tribo hopis e três máscaras da tribo apaches

Agência France-Presse
postado em 11/12/2013 11:00
Paris - A Fundação Annenberg (Estados Unidos) anunciou nesta quarta-feira (11/12) ter comprado na segunda, em um leilão em Paris, mais de vinte máscaras hopis e apaches para devolvê-las a essas tribos que as consideram sagradas. A fundação privada, que tem sede em Los Angeles, pagou 530 mil euros para adquirir 21 máscaras hopis e três máscaras apaches, indica um comunicado.

[SAIBAMAIS]Na semana passada, a associação de defesa dos povos indígenas Survival International tentou impedir a venda dessas máscaras através de uma ação judicial, mas a justiça francesa não aceitou o recurso. No sábado, a embaixada dos Estados Unidos em Paris pediu ao leiloeiro EVE que suspendesse a venda, também sem sucesso.



O leilão foi realizado na segunda e a venda foi feita por telefone, sem que fosse divulgada a identidade do comprador. Gregory Annenberg Weingarten, vice-presidente da fundação, indicou que, enquanto artista, "ficou sob o impacto do estranho poder e beleza desses objetos". "Mas são objetos verdadeiramente sagrados para os ameríndios, não pertencem a casas de leilão e a coleções privadas", enfatizou. "É uma grande satisfação saber que vão voltar a seu lugar, a seus verdadeiros proprietários", afirmou no comunicado.

"É um grande dia não apenas para o povo hopi como também para toda a comunidade internacional", declarou Sam Tenakhongva, dirigente da tribo hopi, citado no comunicado da fundação. A tribo Hopi de Arizona tem 18.000 membros. Suas máscaras são utilizadas em cerimônias religiosas e consideradas como seres vivos pelos índios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação