Mundo

Senado do México aprova, com 95 votos, polêmica reforma energética

A reforma abre caminho para o capital privado na indústria de petróleo

Agência France-Presse
postado em 11/12/2013 12:59
México - O Senado do México aprovou em termos gerais uma polêmica reforma energética que abre caminho para o capital privado na indústria de petróleo, informou em um comunicado. Com 95 votos a favor e 28 contra de partidos de esquerda, o Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira "em teros gerais o projeto de decreto que reforma os artigos 25, 27 e 28 da Constituição em matéria energética", afirmou o comunicado.

[SAIBAMAIS]A reforma aprovada no Senado, que ainda deve contar com a sanção da Câmara de Deputados, propõe abrir ao capital privado, tanto nacional quanto estrangeiro, mediante contratos, atividades que até agora estavam nas mãos da estatal Petróleos Mexicano (Pemex), como a exploração e a extração de petróleo. Após uma discussão de mais de 10 horas, o Senado votou a reforma, mas a discussão prosseguiu e se estendia até a manhã desta quarta-feira, depois que os senadores da esquerda reservaram para a votação específica dezenas de artigos.



A reforma foi aprovada pelo governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) e pelo Partido Ação Nacional (PAN, conservador) - que juntos têm dois terços dos assentos do Senado - apesar da rejeição categórica do Partido da Revolução Democrática (PRD, esquerda), a terceira força política.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação