Mundo

Kerry faz 9ª viagem ao Oriente Médio pela paz entre Israel e Palestina

O secretário de Estado americano também se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, partindo para a Jordânia na sequência

Agência France-Presse
postado em 12/12/2013 18:41
John Kerry  e o presidente palestino Mahmoud Abbas na cidade de Ramallah, Cisjordânia
O secretário de Estado americano John Kerry, desembarcou nesta quinta-feira (12/12) à tarde em Ramallah, na Cisjordânia, para se reunir novamente com o presidente Mahmud Abbas, na tentativa de destravar as complexas negociações entre israelenses e palestinos.

Kerry chegou ao palácio presidencial da Muqata, às 15h15 (de Brasília), com um leve atraso, devido à neve que caía sem parar nos Territórios Palestinos e em Israel.

Na sexta-feira (13/12) pela manhã, Kerry também se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, partindo para a Jordânia na sequência. Depois de sua passagem por Amã, Kerry viaja para Sudeste Asiático, Filipinas e Vietnã.

Essa é a nona viagem do secretário americano a Israel e à Cisjordânia desde março deste ano, e a segunda nesta semana.



Na segunda à noite, diante de delegados de uma organização judaico-americana, Kerry brincou sobre suas viagens de "ida e volta" permanentes entre os Estados Unidos e o Oriente Médio.

A porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki, disse esta semana que os Estados Unidos querem selar um "acordo final", e não um acerto "transitório" entre Israel e os palestinos. Segundo ela, os dois lados estariam na metade do caminho no processo de negociação relançado por Kerry em julho passado, com duração prevista de nove meses.

Na semana passada, Kerry discutiu a segurança de Israel em Jerusalém e Ramallah, no caso da criação de um Estado palestino, e declarou que ambas as partes estão "mais próximas" da paz do que anos atrás.

Os palestinos rejeitaram as propostas de Kerry sobre segurança, no início desta semana, alegando que seus esforços ficarão paralisados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação