Mundo

Guatemala busca cancelar formalmente compra de aviões do Brasil

"Estamos vendo se alguém do Ministério das Finanças vai viajar ao Brasil para falar com a empresa diretamente e com o banco para cancelar a compra", disse o presidente Otto Pérez

Agência France-Presse
postado em 13/12/2013 19:08
O governo da Guatemala enviará um emissário ao Brasil para cancelar formalmente a compra de seis aviões Super Tucanos, negociada pelo governo anterior, devido a uma suposta super-avaliação das aeronaves, informou nesta sexta-feira (13/12), o presidente Otto Pérez.

"Estamos vendo se alguém do Ministério das Finanças vai viajar ao Brasil para falar com a empresa diretamente e com o banco para cancelar a compra", disse Pérez a jornalistas antes de viajar ao Panamá para uma cúpula com seus homólogos da América Central.

Contudo, o presidente reconheceu que o Estado guatemalteco deverá cancelar uma penalidade administrativa mínima por suspender unilateralmente o processo de compra.



Os ex-presidentes Álvaro Colom (Guatemala) e Luiz Inacio Lula da Silva (Brasil) iniciaram em 2009 as negociações para que a Guatemala adquirisse seis aviões Super Tucanos.

Contudo, no dia 18 de novembro, Pérez suspendeu a compra, já que, na gestão de aquisição, foi detectada uma super-avaliação de cerca de 18 milhões de dólares, ou seja, três milhões por aeronave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação