Mundo

John Kerry manifesta preocupação com poderes especiais de Maduro

Kerry criticou os poderes de Maduro para governar por decreto durante um ano, sete meses após ser eleito presidente, para o cargo deixado pelo finado Hugo Chávez

Agência France-Presse
postado em 13/12/2013 19:55
Secretário de Estado americano, John Kerry
Os Estados Unidos estão abertos à retomada do diálogo com a Venezuela, mas se preocupam com os poderes especiais concedidos recentemente ao presidente Nicolás Maduro, revelou o secretário de Estado, John Kerry, em entrevista publicada nesta sexta-feira (13/12).

Kerry criticou os poderes de Maduro para governar por decreto durante um ano, sete meses após ser eleito presidente, para o cargo deixado pelo finado Hugo Chávez.

"Estamos preocupados com os poderes de decreto. Acreditamos que estes poderes apresentam uma questão de abuso e redução dos direitos dos cidadãos".

Sobre as perspectivas da retomada das relações entre Washington e Caracas, Kerry destacou que "sempre tenho esperança, sou otimista, neste trabalho temos que ser otimistas".

O secretário de Estado estimou que as recentes eleições na Venezuela "não mudaram muito" as condições para uma aproximação entre Washington e Caracas.

Segundo Kerry, apesar de algumas irregularidades, as eleições de domingo passado "foram fundamentalmente livres", mas não "produziram o tipo de mudança que as pessoas esperavam".



A oposição venceu nas principais cidades mas os "chavismo" conquistou um maior número de prefeituras em todo o país.

"Estamos prontos, dispostos e abertos a melhorar esta relação" entre Estados Unidos e Venezuela, destacou Kerry.

Sem embaixadores desde 2010, Washington e Caracas iniciaram um diálogo para restabelecer suas relações, mas a iniciativa fracassou pouco tempo depois.

Apesar das tensões diplomáticas, Washington segue sendo o maior comprador de petróleo da Venezuela, principal produtor sul-americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação