Mundo

Irã anuncia que segundo macaco enviado ao espaço voltou ileso à Terra

O programa espacial iraniano provoca inquietação entre os países ocidentais, que suspeitam que Teerã tenta adquirir conhecimentos e experiência necessários para utilizar armas com cargas nucleares

Agência France-Presse
postado em 14/12/2013 09:18
Teerã - O Irã anunciou neste sábado ter recuperado ileso na Terra um macaco enviado ao espaço a bordo de um foguete, na segunda operação deste tipo como parte de seu polêmico programa balístico.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, transmitiu uma mensagem de felicitação aos engenheiros e cientistas que foi divulgada pela agência de notícias Irna.

Em janeiro, o Irã anunciou o envio de um macaco ao espaço com êxito e informou que o havia recuperado são e salvo no retorno à Terra.

Mas o sucesso da missão ficou sob suspeita quando o país apresentou à imprensa, após o pouso, um macaco diferente do enviado ao espaço.



A primeira tentativa do país fracassou em setembro de 2011.

O programa espacial iraniano provoca inquietação entre os países ocidentais, que suspeitam que Teerã tenta adquirir conhecimentos e experiência necessários para utilizar armas com cargas nucleares.

O Irã alega que seu programa espacial é pacífico e que não tem a intenção de fabricar a bomba atômica, como suspeitam as grandes potências.

O Conselho de Segurança da ONU condenou em várias ocasiões o programa nuclear iraniano e, desde 2007, impõe um embargo quase total de venda de tecnologias nucleares e espaciais ao Irã.

"Graças a Deus e aos esforços dos cientistas iranianos do setor espacial, o foguete Pajohesh com o segundo símio vivo chamado Fargam (Augúrio) foi enviado ao espaço antes de retornar à Terra sem problemas", escreveu o presidente Rohani na mensagem.

A televisão pública iraniana exibiu imagens da decolagem do foguete.

O foguete foi lançado na manhã de sábado, segundo a emissora, que exibiu imagens de uma cápsula e depois um macaco vestido com uma camisa vermelha.

O ambicioso programa do Irã, que pretende realizar um voo espacial tripulado até 2020, havia recebido um forte apoio do antecessor de Rohani, Mahmud Ahmadinejad, que chegou a afirmar que estava disposto a ser o primeiro astronauta iraniano".

O Irã, que tem a economia asfixiada pelas sanções econômicas ocidentais vinculadas a seu programa nuclear, se esforça para demonstrar que o severo embargo tecnológico, militar e econômico não surte efeito.

No fim de novembro, o Irã e as grandes potências assinaram um acordo que prevê que o governo iraniano deve limitar durante seis meses as atividades nucleares, em troca de uma flexibilização parcial das sanções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação