Mundo

Governo e oposição ucranianas permanecem em estado de tensão em Kiev

A recusa do chefe de Estado em assinar um acordo de associação com a União Europeia e a aproximação com a Rússia motivou manifestantes a pedirem a renúncia de Viktor Yanukovich

Agência France-Presse
postado em 14/12/2013 09:57
Milhares de pessoas com bandeiras das cores do Partido das Regiões de Yanukovich seguiam para o local. A polícia acredita que o número de participantes pode chegar a 200 mil
Kiev
- A oposição ucraniana pró-europeia e os partidários do presidente Viktor Yanukovich permanecem em estado de tensão neste sábado em Kiev, com uma grande contramanifestação programada pelo partido governista perto do epicentro dos protestos.

As manifestações da oposição entraram na quarta semana na Praça da Independência de Kiev, com pedidos de renúncia do chefe de Estado desde que ele se recusou, no último momento, a assinar um acordo de associação com a União Europeia (UE), negociado durante meses, e optou por uma aproximação com a Rússia.

No domingo, a oposição espera celebrar uma manifestação da mesma dimensão das registradas nos últimos dois domingos, que reuniram centenas de milhares de pessoas.


[SAIBAMAIS]Os partidários de Yanukovich convocaram uma grande concentração para este sábado na Praça da Europa, a poucos metros da Praça da Independência.

A recusa do chefe de Estado em assinar um acordo de associação com a União Europeia e a aproximação com a Rússia motivou manifestantes a pedirem a renúncia de Viktor YanukovichMilhares de pessoas com bandeiras das cores do Partido das Regiões de Yanukovich seguiam para o local. A polícia acredita que o número de participantes pode chegar a 200.000.

"Queremos estabilidade. As manifestações destroem a economia", afirmou Dimitro Jorunji, de 29 anos, à AFP.

A polícia reforçou as medidas de segurança e informaram o aumento dos alertas por bomba nos últimos dias.

Do lado dos ativistas pró-europeus, a Praça da Independência tem um aspecto cada vez mais parecido ao de um acampamento de trincheiras, com barricadas de mais de dois metros construídas com sacos de areia, neve acumulada, barris e cercas de arame, criadas após a fracassada intervenção policial da madrugada de quarta-feira.

O governo dos Estados Unidos, que criticou a intervenção policial de quarta-feira, pediu às autoridades ucranianas que permitam o desenvolvimento pacífico das manifestações do fim de semana.

A oposição, que ganhou força desde a ação policial, está convencida de que Yanukovich assinará acordos econômicos com a Rússia durante a visita que fará na terça-feira a Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação