Mundo

Espanhóis fazem manifestação em Madri contra projeto de lei sobre segurança

Texto prevê multas de até 30 mil euros em caso de participação em manifestações não autorizadas diante de edifícios oficiais

Agência France-Presse
postado em 14/12/2013 19:46
Madri - Sob o grito de "Mordaça, não", milhares de pessoas se manifestaram neste sábado à noite, próximo à Câmara dos Deputados em Madri para denunciar um polêmico projeto de lei de segurança cidadã.
Um considerável contingente policial foi mobilizado para bloquear o acesso ao Congresso

O texto adotado dia 29 de novembro pelo governo de direita e denunciado pela oposição de esquerda como um "projeto de repressão cidadã", prevê, entre outros, multas de até 30.000 euros em caso de participação em manifestações não autorizadas diante de edifícios oficiais, como a Câmara dos Deputados, o Senado ou Assembleias regionais.


Este ponto, em particular, enfureceu a oposição, já que a Câmara dos Deputados de Madri tinha se transformado em um dos cenários simbólicos dos protestos contra as políticas de austeridade do governo de Mariano Rajoy, do conservador Partido Popular (PP). "Mordaça não" "Não passarão. O fascismo quer amordaçar o povo", diziam grandes bandeiras levantadas pelos manifestantes.

Um considerável contingente policial foi mobilizado para bloquear o acesso ao Congresso. "As leis-mordaça, as políticas repressivas em geral, não diminuíram o clamor popular contra a corrupção, os cortes e o retrocesso democrático", afirmaram os organizadores da manifestação em sua convocação na internet.

A lei chamada de "proteção da segurança cidadã" deve substituir um texto anterior, de 1992, conhecido como lei Corcuera, nome do ministro do Interior dessa época, José Luis Corcuera, que também gerou polêmica antes de ser aprovado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação