Mundo

Sonda chinesa pousa na Lua e país dá mais um passo em programa espacial

Veículo de exploração teleguiado, chamado Coelho de Jade, foi implantado na superfície da Lua horas depois da sonda Chang'e-3 pousar

Agência France-Presse
postado em 14/12/2013 20:36

Pequim - A China implantou sua sonda na Lua no começo de domingo (horário local), horas depois de realizar a primeira aterrissagem no satélite da Terra desde 1976, em um passo à frente para o ambicioso programa espacial de Pequim, informou a imprensa estatal. O veículo de exploração teleguiado, chamado Yutu ou Coelho de Jade, foi implantado na superfície da Lua "muitas horas" depois de a sonda Chang;e-3 pousar, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua, tornando a China o terceiro país a completar uma missão de lunar, depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética.

China é o terceiro país a completar uma missão de lunar, depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética


Citando o Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, a agêncida informou que a sonda "tocou a superfície lunar". A telecisão estatal CCTV tuítou uma imagem que mostra a sonda se separando do equipamento para o pouso às 4h35, horário de Pequim (17h35 de Brasília).

Horas antes, a Chang;e-3 havia pousado em um território chamado Baía do Arco-íris, onde desembarcou o veículo de exploração teleguiado "Coelho de Jade". Esta façanha tecnológica, que marca uma etapa importante no ambicioso programa espacial chinês, é um feito em 37 anos, pois é a primeira vez que uma sonda consegue pousar lentamente na superfície lunar desde a missão soviética Luna 24, em agosto de 1976.

Leia mais notícias em Mundo


A sala de controle de Pequim recebeu o momento do pouso da Chang;e-3 com aplausos, segundo imagens exibidas ao vivo pela televisão chinesa, que mostraram o processo final de descida do módulo de uma altitude de 15 km sobre a superfície lunar, que começou às 21H00 locais (11H00 de Brasília) e durou 12 minutos. A imprensa estatal anunciou imediatamente o sucesso da operação. O módulo de aterrissagem desdobrou uma rampa que permitiu ao "Coelho de Jade" descer na superfície lunar.

O pouso da sonda havia sido descrito como a parte "mais difícil" da missão pela Academia Chinesa de Ciências em uma publicação no perfil da Chang;e-3 na rede social Sina Weibo (o equivalente chinês do Twitter). Este feito é o último passo do ambicioso programa espacial da China, que é visto como uma mostra do crescente poder deste país no mundo e de seus avanços tecnológicos, assim como do sucesso do Partido Comunista ao reverter a sorte de um país que antes foi pobre.

A Chang;e-3 foi lançada ao espaço em 1; de dezembro por um foguete que decolou da base de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste). Muitos chineses acompanham o desenvolvimento da missão, motivo de orgulho nacional, e milhões deles votaram pela internet no nome do veículo de exploração, que faz referência à mitologia chinesa.

Segundo a lenda, este coelho ou lebre vive na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade em concreto. O animal tem como companheira Chang;e, a deusa chinesa da Lua. O veículo é um "rover" lunar de seis rodas que pesa 120 quilos e que obtém sua energia graças a painéis solares. Sua missão é levar adiante análises científicas, especialmente geológicas, e enviar à Terra imagens tridimensionais da Lua.

A máquina ficará operacional três meses, durante os quais se deslocará a uma velocidade máxima de 200 metros por hora.

A Baía do Arco-íris é um território ainda inexplorado da Lua, segundo a administração espacial chinesa, que oferece condições favoráveis tanto por sua exposição ao sol quanto pela comunicação com a Terra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação