Mundo

Papa nega ser marxista após fazer críticas ao 'capitalismo selvagem'

Ele disse que a condenação que fez à desigualdade causada pelo sistema econômico global não pretendia ser uma análise de especialista e que foi apenas uma reiteração da doutrina social da Igreja Católica

Agência France-Presse
postado em 15/12/2013 15:29

Cidade do Vaticano
- O papa Francisco disse conhecer muitos "bons" marxistas, mas negou que ele próprio seja comunista, depois das reclamações de conservadores americanos às críticas que o pontífice fez ao capitalismo selvagem.

"A ideologia marxista é errada. Mas na minha vida eu encontrei muitos marxistas que eram boas pessoas, então não me senti ofendido", disse o Papa em uma entrevista publicada neste domingo no jornal italiano La Stampa.


Ele disse que a condenação que fez à desigualdade causada pelo sistema econômico global não pretendia ser uma análise de especialista e que foi apenas uma reiteração da doutrina social da Igreja Católica.

"Isto não significa ser um marxista", afirmou.

O apresentador de rádio americano Rush Limbaugh rotulou como "marxismo puro" um texto publicado pelo Papa no mês passado, no qual ele alertou que um sistema econômico injusto "mata" e alertou que o capitalismo sem controle era "uma nova tirania".

A crítica do Papa, que testemunhou os efeitos de um colapso econômico devastador em sua Argentina natal, foi repetida por membros do movimento conservador ;Tea Party; e pelo canal de televisão americana Fox News.

O Sumo Pontífice é um conservador moderado e foi um crítico feroz do movimento eclesiástico de inspiração esquerdista Teologia da Libertação na América Latina, embora tenha parecido recentemente se reconciliar com seus líderes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação