Agência France-Presse
postado em 15/12/2013 17:32
Washington - A ajuda não letal norte-americana ao Exército Livre da Síria (ESL), suspensa no norte da Síria esta semana, depois que a Frente Islâmica tomou o controle de suas instalações, pode ser restabelecida "muito rapidamente", disse neste domingo o secretário de Estado, John Kerry.Esta semana, combatentes islamitas se apoderaram de uma passagem chave na fronteira turca, assim como de instalações e depósitos de armas do ESL, o grupo rebelde ligado à oposição no exílio apoiada pelo Ocidente.
Os Estados Unidos, assim como a Grã-Bretanha, reagiram com a suspensão de sua ajuda, principalmente rádios e veículos, ao ESL no norte do país.
Contudo, esta ajuda pode ser restabelecida "muito rapidamente", disse o chefe da diplomacia norte-americana à rede ABC.
"Mas, acredito que as pessoas querem ser cuidadosas, fazer as reuniões que devemos fazer e nos assegurar de que poderemos avançar de forma cuidadosa. Ninguém quer reconstruir um depósito para que volte a ser tomado", disse.
Kerry afirmou que Washington insiste na diplomacia para tentar resolver este conflito que já deixou mais de 126 mil mortos desde março de 2011 e, nesse sentido, evocou os preparativos para a conferência de paz conhecida como "Genebra 2", no próximo mês, e os trabalhos para desmantelar o arsenal químico do regime de Bashar al-Assad.
"Ninguém quer se envolver em uma guerra na Síria porque é um grande caos de enfrentamentos religiosos, com todo tipo de implicações", acrescentou o secretário de Estado.