Mundo

Única central elétrica de Gaza volta a funcionar após interrupção de um mês

A central, que cobre 30% das necessidades de eletricidade do enclave palestino, deixou de funcionar no dia 1º de novembro por causa da falta de combustível

Agência France-Presse
postado em 15/12/2013 17:48
Gaza - A única central elétrica da Faixa de Gaza, cuja produção foi interrompida há um mês e meio, voltou a funcionar na tarde deste domingo, após receber combustível procedente de Israel, informou a companhia local de eletricidade.

A reativação da produção chega em um momento em que o enclave palestino está sofrendo fortes inundações.

A central, que cobre 30% das necessidades de eletricidade do enclave palestino, deixou de funcionar no dia 1; de novembro por causa da falta de combustível.

Trata-se da maior escassez de combustível da história de Gaza: os cortes de eletricidade podem chegar a 16 horas por dia e afetam lojas, escolas, hospitais e fábricas de tratamento de água.



O diretor adjunto da autoridade de Energia de Gaza, Fathi al Sheij Jalil, declarou durante uma coletiva de imprensa que as entregas de domingo permitiriam reduzir pela metade o número de horas sem luz elétrica.

"A central vai voltar a funcionar e o serviço será retomando progressivamente até chegar ao antigo sistema de oito horas com corrente e oito horas sem" ela, informou Al Sheij Jalil.

A central voltou a funcionar após receber um esperado pedido de combustível financiado por fundos do Qatar.

Raed Fatuh, responsável da Autoridade Palestina encarregado da transferência de mercadorias entre Gaza e Israel, afirmou que Israel iria transferir este domingo 450.000 litros de combustível para a central elétrica.

A Autoridade Palestina não está no poder na Faixa de Gaza, mas coordena as transferências de mercadorias com Israel, o que não é reconhecido pelo Hamas, no poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação