Agência France-Presse
postado em 16/12/2013 08:54
Bagdá - Atentados executados em Bagdá e arredores mataram pelo menos nove pessoas e deixaram 25 feridos nesta segunda-feira (16/12), anunciaram as autoridades locais. Três carros-bomba explodiram nas primeiras horas da manhã em Bagdá, cenário frequente de ataques, apesar das medidas de segurança adotadas pelo governo.No domingo, 19 pessoas morreram em atentados com bombas, principalmente em áreas xiitas da capital iraquiana, incluindo uma apresentadora de televisão, Nawras al-Nuaimi, assassinada em Mossul (norte). Al-Nuaimi, que trabalhava para o canal Al-Mosuliyah, foi a sexta jornalista assassinada no Iraque desde outubro.
Mais de 6.300 pessoas morreram em atos de violência no país desde o início do ano. Esta é a mais grave onda de violência no Iraque desde 2008, apesar das medidas de segurança e das operações contra os rebeldes.
Um relatório publicado em março informava que pelo menos 112 mil civis morreram no Iraque nos 10 anos transcorridos desde a invasão em 2003, liderada pelos Estados Unidos, que derrubou Saddam Hussein.