Jornal Correio Braziliense

Mundo

Universidade de Harvard é esvaziada por suspeita de explosivos

O alerta ocorre menos de um mês depois de outra instituição proceder o esvaziamento devido a uma ligação anônima afirmando que um dos estudantes planejava disparar contra os colegas

Nova York - A Universidade de Harvard evacuou nesta segunda-feira quatro prédios de seu campus e precisou suspender uma série de exames finais devido a uma ameaça de explosivos, que não foi confirmada.


A ameaça levou medo e causou transtornos em uma das instituições de ensino mais conhecidas do mundo, situada em Cambridge (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos). A polícia recebeu "informações não confirmadas de explosivos em quatro locais do campus: Centro de Ciências, prédios Thayer, Sever e Emerson", alertaram as autoridades de Harvard pouco depois das 09h00 local (12h00 de Brasília).


"Por favor, abandonem estes prédios agora", indicou a mensagem publicada no site da Universidade.

As polícias de Harvard e de Cambridge (situada em frente à cidade de Boston), acompanhadas depois de forças estatais e federais, se dirigiram aos locais em questão e depois de mais de duas horas de buscas não encontraram nada, segundo a mesma fonte.


Em dois dos quatro prédios (Thayer e Emerson) a ordem de evacuação foi suspensa ao meio-dia. Os outros dois prédios foram reabertos durante a tarde. "Os quatro prédios agora estão abertos", informou Harvard às 14H44 local, após a polícia liberar o centro de ciência, último local que permanecia fechado.


Leia mais notícias em Mundo

"Estou aliviada de informar que não encontraram artefatos suspeitos", comentou a vice-presidente da universidade, Katie Lapp, precisando que a polícia "continua investigando este incidente para determinar quem é o responsável". Segundo Lapp, a ameaça de explosivos chegou "à polícia de Harvard e a vários membros da comunidade" através de um e-mail.


Três dos locais eram "prédios acadêmicos" onde se realizavam exames finais que precisaram ser cancelados, segundo Sam Weinstock, do jornal estudantil The Harvard Crimson, em declarações à rede CNN. "Os alunos foram retirados desses exames e levados para o refeitório dos calouros, onde foram informados que os exames seriam cancelados", explicou.


Apenas algumas horas após a ameaça em Harvard, a Universidade de Massachusetts, situada ao sul de Boston, lançou um alerta para a evacuação de um de seus prédios pela possível presença de um homem armado. No entanto, essa informação se revelou falsa, segundo a polícia estadual.

Isso acontece menos de um mês depois de outra Universidade, Yale, proceder a uma evacuação devido a uma ligação anônima afirmando que um dos estudantes planejava disparar contra os colegas.


Harvard, uma das mais prestigiadas universidade do mundo, foi fundada em 1636 e conta com 21.000 alunos. Entre os líderes que passaram por suas salas encontra-se o atual presidente americano, Barack Obama, que estudou Direito no local.