Agência France-Presse
postado em 16/12/2013 13:41
Londres - O primeiro-ministro britânico David Cameron viajou nesta segunda-feira (16/12) ao Afeganistão para uma visita surpresa às tropas britânicas a um ano de sua retirada definitiva do país, anunciou Downing Street. O chefe do Governo, que estava acompanhado pelo ex-jogador de futebol Michael Owen, encontrou soldados na base militar de Camp Bastion, na província de Helmand, durante esta tradicional visita com a aproximação do Natal.
"A grande retirada ocorre neste momento. Estamos em 2013 e eu já disse que não haveria mais tropas de combate a partir de 2014. Fizemos esta promessa e nós a manteremos (...) vamos trazer nossas tropas para casa e eu estou feliz com isso", disse David Cameron aos soldados. Os 87 mil soldados da ISAF, a força da Otan no Afeganistão, que passou em junho a responsabilidade pela segurança do país às forças locais, devem deixar o Afeganistão até o final de 2014.
A Grã-Bretanha planeja reduzir gradualmente seu contingente, o segundo em termos de número depois dos Estados Unidos, para cerca de 5.200 homens até o final de 2013. Duranta a visita, David Cameron também anunciou uma parceria entre as Federações de futebol britânica e afegã, razão da presença de Michael Owen, ex-atacante do Liverpool.
"O futebol tem esse imenso poder de unir as pessoas e as nações, e quando deixarmos o Afeganistão, não vamos deixar o país entregue a si mesmo. Vamos continuar a financiar as suas forças armadas, dar suporte ao desenvolvimento e vamos ajudar a ter um campeonato de futebol", disse o chefe do governo britânico. Para ilustrar a ideia, as tropas britânicas e afegãs disputaram uma partida nesta segunda-feira.