Mundo

Asilo a Snowden é decisão da presidente Dilma, diz Ideli Salvatti

O ex-consultor da CIA iniciou uma campanha na internet para que a presidente atenda ao pedido de asilo

postado em 17/12/2013 16:22
Após o ex-consultor da CIA (Agência Central de Inteligência) Edward Snowden publicar uma carta aberta na internet pedindo asilo político ao Brasil, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, informou que a decisão cabe somente à presidente Dilma Roussef.

[SAIBAMAIS]Snowden iniciou uma campanha na internet para que a presidente atenda ao pedido de asilo. Esta é a segunda vez que o ex-consultor pede asilo ao governo brasileiro. Quando as primeiras denúncias sobre espionagem dos Estados Unidos vieram à tona, o ex-agente requisitou o benefício a 21 países, entre eles o Brasil.

Na época, o governo negou o pedido. A concessão de asilo político é uma possibilidade prevista pela Constituição e é uma prerrogativa do Executivo, por meio do Ministério da Justiça.



Esta semana, o ex-consultor da CIA enviou uma carta à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), uma das relatoras da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, no Senado, em que se dispõe a colaborar com o governo brasileiro caso haja "possibilidades legais" para tal.

Edward Snowden está atualmente na Rússia. O país lhe concedeu asilo temporário de um ano, prazo que expira em meados de 2014. As denúncias feitas por Snowden sobre as práticas de espionagem dos Estados Unidos causaram reações em vários países, entre os quais o Brasil. O tema chegou a ser discutido na ONU, para que sejam elaboradas normas internacionais com o objetivo de proteger dados na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação