Mundo

Médico britânico morto na Síria foi detido por "atividades não autorizadas"

As autoridades sírias apresentaram uma proposta à família do médico, que acusa Damasco de assassinato, para que uma instância independente faça uma autópsia no corpo

Agência France-Presse
postado em 18/12/2013 13:17
Damasco - O médico britânico que morreu em uma prisão na Síria havia sido detido por "atividades não autorizadas", segundo um comunicado oficial sírio citado pela agência Sana, que afirma que o falecido se "enfornou" na cela. "O cidadão britânico Abbas Khan havia entrado em território sírio de maneira ilegal e realizava atividade não autorizadas (...). O motivo da morte é asfixia por enforcamento", afirma o texto.

[SAIBAMAIS]As autoridades sírias apresentaram uma proposta à família do médico, que acusa Damasco de assassinato, para que uma instância independente faça uma autópsia no corpo, informou a BBC. "O fato das autoridades autorizarem uma investigação é francamente ofensivo", disse ao canal britânico Shahnawaz Khan, irmão do cirurgião ortopedista de 32 anos nascido no sul de Londres.



"Não queremos investigações adicionais, queremos que o corpo seja repatriado", completou. O médico havia viajado à cidade síria de Aleppo ano passado para atender civis, mas foi capturado pelas autoridades do país em novembro de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação