Mundo

Putin diz que Rússia ajuda Ucrânia como "país irmão e povo irmão"

O presidente russo afirmou que "nunca ninguém tentou asfixiar o vizinho"

Agência France-Presse
postado em 19/12/2013 08:32
Vladimir Putin em entrevista coletiva anual
Moscou
- A Rússia ajuda a Ucrânia como "país irmão e povo irmão", afirmou nesta quinta-feira (19/12) o presidente russo, Vladimir Putin, em sua entrevista coletiva anual.

"Afirmamos com frequência que é um povo irmão, um país irmão, então devemos atuar como parentes próximos e apoiar o povo ucraniano que se encontra em uma situação difícil", completou Putin, sobre os 15 bilhões de dólares e a redução no preço do gás concedidos na terça-feira a Kiev.



O presidente russo afirmou que "nunca ninguém tentou asfixiar o vizinho", ao ser questionado sobre a suposta pressão que Moscou exerceu sobre Kiev para impedir a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia (UE).

[SAIBAMAIS]"Não temos nada contra este acordo, apenas afirmamos que temos que defender nossa economia", declarou Putin. A UE acusou Putin de ter pressionado Kiev para impedir a assinatura do acordo histórico.

A recusa de Kiev a assinar o acordo provocou uma grande mobilização da oposição, que ocupa há quase um mês o centro da capital ucraniana e pede a renúncia do presidente Viktor Yanukovich e de seu governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação