Mundo

Alemanha trabalhou 'nos bastidores' para que Khodorkovsky fosse libertado

"O governo alemão aprecia os esforços do ex-ministro federal Genscher, que trabalhou intensamente nos bastidores no caso", declarou em um comunicado o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert

Agência France-Presse
postado em 20/12/2013 14:31
Berlim - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, celebrou nesta sexta-feira o trabalho desempenhado nos bastidores pelo ex-ministro alemão das Relações Exteriores Hans-Dietrich Genscher para garantir a libertação do ex-magnata russo do petróleo e opositor Mikhail Khodorkovsky.

"O governo alemão aprecia os esforços do ex-ministro federal Genscher, que trabalhou intensamente nos bastidores do caso. Trabalhou com êxito nas possibilidades para uma solução com um grande nível de compromisso e com o apoio da chanceler e do Ministério das Relações Exteriores", declarou em um comunicado o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert.

[SAIBAMAIS]

Já Genscher, que se reuniu em duas oportunidades com o presidente russo, Vladimir Putin, para abordar este caso, confirmou que havia recebido o ex-oligarca no aeroporto de Berlim.

Genscher disse que havia agido "por razões humanitárias" depois que os advogados de Khodorkovsky pediram que "os apoiasse em seus esforços para libertar" o ex-magnata.

Leia mais notícias em Mundo

O ex-chefe da diplomacia alemã, de 86 anos, afirmou à edição on-line da revista Der Spiegel que Khodorkovsky estava "esgotado, mas muito feliz de estar, por fim, em liberdade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação