Mundo

União Europeia expressa seu desacordo com a classificação da S

"A credibilidade global em matéria de crédito dos 28 países da União Europeia (UE) declinou", explicou um comunicado da S

Agência France-Presse
postado em 20/12/2013 16:23
A agência Standard & Poor;s rebaixou nesta sexta-feira (20/12) a nota da União Europeia de triplo A, a mais alta, a AA%2b, provocando uma reação imediata de Bruxelas, que expressou seu desacordo.

"A credibilidade global em matéria de crédito dos 28 países da União Europeia (UE) declinou", explicou um comunicado da S, que alega que as discussões orçamentárias entre os países membros eram cada vez mais árduas.

O comunicado da agência de classificação foi feito em plena cúpula de chefes de Estado e de governo em Bruxelas, dois dias depois que o bloco selar um acordo sobre a união bancária, apresentado como um avanço maior da UE para fazer frente a crises financeiras futuras.

A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, expressou seu "desacordo" com a decisão da agência de classificação e criticou seus fundamentos.

O executivo europeu "discorda da S sobre o fato de que as obrigações dos Estados membros de contribuir com o orçamento europeu poderiam ser questionadas em caso de tensões", afirmou o comissário europeu a cargo de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, em um comunicado.

"Todos os Estados membros sempre, inclusive durante a crise financeira, aportaram sua contribuição ao orçamento europeu em tempo", acrescentou.

Do ponto de vista da Comissão, a nota da UE deve ser atribuída "em função de seus méritos próprios" e Rehn lembrou que o bloco que não tem dívida ou orçamento próprio, mas sim um orçamento comum, composto pela contribuição dos países membros. Os tratados europeus impedem que o orçamento seja deficitário.



"É uma análise feita por especialistas que, antes da crise bancária, acreditavam que tudo ia bem. É preciso relativizar sempre uma opinião", reagiu na sexta-feira pela manhã o primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, ao chegar ao segundo dia da reunião.

Um responsável europeu disse, pela manhã, que esperava o anúncio da Standard & Poor;s, mas que ele era um erro.

"Coesão" degradada na UE

A nova nota da UE recebeu a perspectiva "estável", o que significa que a médio prazo, a S não tem intenção de modificá-la novamente.

A agência de classificação destaca também que a coesão da UE se degradou.

A União Europeia estava sob a ameaça de um rebaixamento de sua nota desde janeiro de 2012, quando a S classificou de "negativa" a perspectiva de sua evolução.

Desde essa data, a nota de vários países importantes da UE, entre eles a França, foi rebaixada. Atualmente só seis países da União Europeia têm a nota "AAA".

A nota média dos países contribuintes líquidos ao orçamento europeu é de "AA", ou seja, um nível inferior à nova nota da União Europeia, informou a S.

A agência destaca que as discussões orçamentárias estão cada vez mais difíceis na UE, em particular, porque os principais países contribuintes - em sua maioria "AAA"- pedem um redução de seu aporte.

A S lembrou que a União Europeia recorre aos mercados financeiros para pedir dinheiro para emprestar a terceiros ou financiar alguns de seus programas, como o de Euratom, cuja nota também foi rebaixada de "AAA" a "AA%2b".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação