Mundo

China veta entrada de carga de milho transgênico dos Estados Unidos

A forte demanda chinesa, motivada pelo aumento da classe média na China e pelo maior consumo de carne, torna este país asiático o quarto importador mundial de milho

Agência France-Presse
postado em 20/12/2013 17:11
A China anunciou nesta sexta-feira (20/12) um veto a doze carregamentos de milho procedentes dos Estados Unidos, anunciando a descoberta de um elemento transgênico não autorizado nelas.

Organizações provinciais de controle "analisaram doze carregamentos de milho americano, que representavam um total de 545 mil toneladas, e detectaram um elemento geneticamente modificado, o MIR-162, que não recebeu a aprovação do Ministério chinês da Agricultura", informou a administração supervisora de alimentos.

Por essa razão, a toda a carga foi rejeitada e devolvida aos Estados Unidos, informou a autoridade supervisora em seu site na internet, que solicita a Washington "reforçar suas medidas de controle".

O MIR-62 é uma cepa de milho transgênico resistente aos insetos.



A forte demanda chinesa, motivada pelo aumento da classe média na China e pelo maior consumo de carne, torna este país asiático o quarto importador mundial de milho, segundo cifras do Departamento americano da Agricultura.

Segundo dados da alfândega chinesa, o país importou 1,5 milhão de toneladas de milho dos Estados Unidos nos dez primeiros meses do ano.

Os Estados Unidos representaram mais de 90% das importações chinesas de milho neste período.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação