Mundo

Obama lamenta 'danos desnecessários' provocados por vazamentos de Snowden

Durante uma entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca, Obama se recusou a falar sobre a possibilidade de uma anistia ou um indulto presidencial para o ex-analista refugiado na Rússia

Agência France-Presse
postado em 20/12/2013 19:18
O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira (20/12) que está aberto a um debate sobre o papel da Agência de Segurança Nacional (NSA), mas afirmou que os vazamentos de Edward Snowden causaram "danos desnecessários" às capacidades americanas de inteligência.

Durante uma entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca, Obama se recusou a falar sobre a possibilidade de uma anistia ou um indulto presidencial para o ex-analista refugiado na Rússia, solicitado pela justiça americana para que responda por acusações de espionagem.

"O debate é importante e necessário, mas também é importante ter em mente que isso causou um dano desnecessário às capacidades de inteligência e diplomacia americanas", disse Obama.

Autoridades de inteligência afirmaram que as revelações de Snowden, feitas através de vários meios de comunicação, comprometeram seriamente as operações secretas contra grupos terroristas, ao mesmo tempo que deixaram o governo Obama em uma posição incômoda internacionalmente.



Na quarta, um painel de especialistas a serviço da Casa Branca recomendou a redução do poder da NSA, advertindo que sua espionagem tinha ido longe demais.

O relatório sugeriu que a NSA pare de recolher registros telefônicos nos Estados Unidos e pediu um controle maior da vigilância de líderes mundiais e mais garantias de privacidade a estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação