Mundo

Obama aponta senador democrata Baucus como embaixador dos EUA na China

Baucus, de 72, que foi senador pelo estado de Montana desde 1978, foi uma figura-chave nas relações de comércio entre Estados Unidos e China e é conhecido por tentar fazer Pequim cumprir as regulações econômicas e de comércio internacionais

Agência France-Presse
postado em 20/12/2013 19:35
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (20/12) que nomeará o senador democrata Max Baucus como seu novo embaixador na China.

Baucus, de 72, que foi senador pelo estado de Montana desde 1978, foi uma figura-chave nas relações de comércio entre Estados Unidos e China e é conhecido por tentar fazer Pequim cumprir as regulações econômicas e de comércio internacionais.

"Por mais de duas décadas, Max Baucus trabalhou para aprofundar as relações entre Estados Unidos e China", disse Obama em um comunicado, destacando que os acordos econômicos que o senador ajudou a elaborar "criaram milhares de trabalhos e acrescentaram milhões de dólares à nossa economia".

Como presidente da Comissão de Finanças do Senado, Baucus ajudou na elaboração da lei de reforma do sistema de saúde, um projeto emblemático do governo Obama. Sua longa experiência nessa comissão lhe permite ter um vasto conhecimento dos temas comerciais, vitais nas relações com o segundo sócio comercial dos Estados Unidos.



A nomeação de Baucus para substituir o atual embaixador dos Estados Unidos na China, Gary Locke, terá de ser confirmado por seus colegas do Senado.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hua Chunying disse à imprensa que "não importa quem assumirá a posição de embaixador dos Estados Unidos na China, nós esperamos que ele ou ela possam ter um papel positivo em promover o intercâmbio China-EUA, a confiança mútua e a cooperação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação