Mundo

Grupos ambientalistas prometem deter caça legal ao lobo na Suécia

A primeira caça está prevista para 1º de fevereiro de 2014, tem como alvo 30 lobos e será a primeira licenciada desde 2011

Agência France-Presse
postado em 20/12/2013 19:59
Grupos ambientalistas suecos prometeram nesta sexta-feira (20/12) bloquear os planos de sacrificar lobos nas polêmicas caças legalizadas com vistas a manter reduzido o seu número e potencialmente reduzir à metade a população destes animais.

A primeira caça está prevista para 1; de fevereiro de 2014, tem como alvo 30 lobos e será a primeira licenciada desde 2011.

"Nós vamos apelar, nós impedimos (a caçada) na última vez", declarou à AFP Mikael Karlsson, da Sociedade Sueca de Conservação Natural (SNCC), referindo-se a uma decisão judicial, proferida em fevereiro, que deteve a matança de 16 lobos e determinou que as caças não seriam o método correto de controlar a população.

Mas, desde então, o governo argumentou que a população de lobos aumentou e que as caças licenciadas são necessárias para proteger o gado e aumentar o apoio público para manter os lobos na natureza.

"A Suécia nunca teve tantos grandes predadores como agora. É uma boa notícia para todos que trabalham para proteger a biodiversidade", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Lena Ek, em um comunicado no lançamento de sua nova política voltada para a vida selvagem.

"Mas isto significa que nós temos que levar em conta as pessoas que vivem e trabalham em áreas com concentração de predadores", acrescentou.

Segundo a nova política, a população de lobos da Suécia poderia ser reduzida a 170 indivíduos do nível atual de 350 a 400.

Ambientalistas dizem que são muito poucos para assegurar sua sobrevivência e alegam que a Suécia está violando leis de conservação da União Europeia.

"É lamentável que o governo esteja minando de forma consciente todo o sistema legal da UE que deveria proteger espécies ameaçadas", disse Tom Arnbom, especialista em predadores da ONG WWF Suécia, em um comunicado.



A Comissão Europeia ameaçou a Suécia com ações legais sobre as caças licenciadas no passado e ativistas suecos acreditam que apoiará o caso novamente.

"Não há base científica para esses números... É uma decisão puramente política", disse Karlsson, considerando que o governo teme perder votos em áreas rurais visadas pelo partido Democratas Suecos, favorável à caça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação