Mundo

Corpo de médico britânico morto na Síria chega ao Líbano

Governo acusa as autoridades sírias de serem responsáveis pela morte deste cirurgião ortopédico de 32 anos preso há mais de um ano e que estava prestes a ser libertado

Agência France-Presse
postado em 21/12/2013 12:36
Damasco - O corpo de Abbas Khan, o médico britânico que morreu em uma prisão na Síria, chegou neste sábado no Líbano em um comboio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O porta-voz do CICV, Simon Schorno, havia anunciado mais cedo que o corpo seria levado para a embaixada britânica em Beirute neste sábado.

O governo britânico acusa as autoridades sírias de serem responsáveis pela morte deste cirurgião ortopédico de 32 anos preso há mais de um ano e que estava prestes a ser libertado.

Leia mais notícias em Mundo

Mas segundo Damasco, o médico, detido "por atividades não-autorizadas", foi encontrado enforcado em sua cela. "O corpo foi entregue neste sábado ao CICV em um hospital em Damasco e, em seguida, foi repatriado para o Líbano", indicou Simon Schorno à AFP.

O corpo chegou no início da tarde na fronteira sírio-libanesa, onde deve "ser entregue a uma delegação do CICV libanês", que o levará "às autoridades britânicas" representadas pela embaixada em Beirute, explicou.

O vice-ministro sírio das Relações Exteriores Fayçal Moqdad havia indicado à AFP que o corpo seria transportado "no mais tardar, sexta-feira" para Beirute.

Schorno, que não soube explicar a razão para o atraso, garantiu que o CICV não "participou de nenhuma necrópsia" do britânico, enquanto que segundo Moqdad, o CICV estava presente durante a última necrópsia realizada quinta-feira.

Abbas Khan trabalhava para a ONG Human Aid UK na formação de médicos sírios na Turquia. Ele foi para Aleppo para ajudar com os feridos onde foi preso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação