Mundo

Parlamento somali aprova nomeação de novo primeiro-ministro

Nomeação do economista, que já trabalhou em vários bancos e organizações internacionais, foi aprovada por unanimidade pelos membros, com três abstenções

Agência France-Presse
postado em 21/12/2013 12:41
Mogadíscio - O Parlamento da Somália aprovou neste sábado (21/12) a nomeação do novo primeiro-ministro Abdiweli Sheikh Ahmed, um economista que deverá enfrentar desafios difíceis depois de décadas de caos e guerra civil.

Leia mais notícias em Mundo

A nomeação do economista, que já trabalhou em vários bancos e organizações internacionais, apresentado em 12 de dezembro pelo presidente Hassan Sheikh Mohamud, foi aprovada por unanimidade pelos membros, com três abstenções. "Um total de 243 dos 246 (membros) do Parlamento votou a confiança no novo primeiro-ministro", declarou o presidente do Parlamento, Mohamed Osman Jawari.

Ahmed, de 54 anos, terá a difícil tarefa de reduzir a corrupção, combater os insurgentes islamitas do Shebab e reconstruir um Estado praticamente inexistente. "Sou muito grato ao Parlamento por aprovar a minha nomeação", disse o novo primeiro-ministro após a votação. "Eu prometo trabalhar no desenvolvimento do país e formar o mais rápido possível um gabinete altamente qualificado", acrescentou.

O novo chefe do governo de dupla nacionalidade, somali e canadense, é doutor em comércio e desenvolvimento pela Universidade de Ottawa e fala várias línguas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação