Mundo

Ministro da Economia do Uruguai renuncia antes de se apresentar à Justiça

"O Governo sente sua perda e tentará, tanto quanto possível, preservar as orientações gerais traçadas pelo ministro que renunciou hoje", assegurou o presidente

Agência France-Presse
postado em 21/12/2013 14:35
Montevidéu - O ministro da Economia do Uruguai, Fernando Lorenzo, renunciou neste sábado pouco antes de se apresentar à justiça para responder no processo de liquidação da companhia aérea Pluna, falida em 2012, anunciou o presidente José Mujica.



"Lorenzo nos entregou hoje sua carta de demissão por iniciativa própria, visando facilitar o caminho para a justiça", disse Mujica em uma mensagem à imprensa, confirmando que o governo vai manter "as orientações gerais" de política econômica traçadas pelo ministro.

Lorenzo "foi um ministro brilhante. O Governo sente sua perda e tentará, tanto quanto possível, preservar as orientações gerais traçadas pelo ministro que renunciou hoje", assegurou o presidente.

[SAIBAMAIS]

Na madrugada deste sábado, o ex-diretor da Pluna, o empresário argentino Matías Campiani, foi detido à espera da decisão da justiça sobre as denúncias de irregularidades financeiras durante a sua gestão.

Leia mais notícias em Mundo

Outros dois ex-diretores da companhia, Sebastián Hirsch e Arturo Álvarez, também foram detidos após prestarem depoimento. No momento da quebra, a Pluna era administrada pelo Estado uruguaio, após a saída em junho da acionista majoritária LeadGate -que possuía 75% da companhia e que era dirigida por Campiani-, quando se negou a resgatar a empresa para mante-la operativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação