Mundo

Ministro alemão elogia a lei de anistia e a libertação de Khodorkovski

Khodorkovski, de 50 anos, chegou nesta sexta-feira a Berlim, em um jato particular, horas depois de ter sido solto do campo de detenção em Carelia (noroeste da Rússia)

Agência France-Presse
postado em 21/12/2013 19:06


Berlim - O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, considera que a libertação do opositor russo Mikhail Khodorkovski oferece "uma boa base de discussão" sobre os direitos humanos na Rússia - como mostra a entrevista ao jornal alemão "Tagesspiegel am Sonntag".

"Independentemente dos motivos, foram tomadas boas decisões em Moscou nos últimos dias", declarou Steinmeier ao "Tagesspiegel am Sonntag", referindo-se à lei de anistia aprovada no meio da semana pelos deputados russos e ao indulto concedido ao ex-magnata do petróleo que passou dez anos preso por golpe e fraude fiscal.

[SAIBAMAIS]

A libertação de Khodorkovski e a lei de anistia são dois gestos "que vão na direção certa e que oferecem uma boa base para as discussões que queremos manter [com a Rússia] sobre os temas da modernização e do Estado de direito", acrescentou Steinmeier.

Khodorkovski, de 50 anos, chegou nesta sexta-feira a Berlim, em um jato particular, horas depois de ter sido solto do campo de detenção em Carelia (noroeste da Rússia).

Leia mais notícias em Mundo

A Alemanha trabalhou muito para a libertação de Khodorkovski, especialmente o ex-ministro das Relações Exteriores Hans-Dietrich Genscher. Khodorkovski dará uma entrevista coletiva no domingo, ao meio-dia, em Berlim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação