Agência France-Presse
postado em 21/12/2013 19:35
Havana - O presidente cubano, Raúl Castro, disse neste sábado estar pronto para o diálogo com os Estados Unidos, sempre e desde que se respeite a independência e o sistema político da ilha. Caso contrário, frisou Castro, "estamos dispostos a suportar outros 55 anos na mesma situação".
"Se, realmente, desejamos avançar nas relações bilaterais, teremos de aprender a respeitar mutuamente nossas diferenças e nos acostumar a conviver pacificamente com elas. Somente assim. Do contrário, estamos dispostos a suportar outros 55 anos na mesma situação" de enfrentamento com Washington, garantiu.
[SAIBAMAIS]
No encerramento da segunda sessão anual do Parlamento, Castro lembrou que "manifestamos, em inúmeras ocasiões, a disposição de manter com os Estados Unidos um diálogo respeitoso, em igualdade e sem comprometer a independência, soberania e autodeterminação da nação".
"Não reivindicamos dos Estados Unidos que mude seu sistema político e social, nem aceitamos negociar o nosso", frisou Castro.
Cuba e EUA não têm relações diplomáticas desde 1961. "Se, nos últimos tempos, fomos capazes de manter algumas trocas sobre temas de benefício mútuo entre Cuba e os Estados Unidos, consideramos que podemos resolver outros assuntos de interesse, restabelecer uma relação civilizada entre ambos os países, como deseja nosso povo e a maioria dos cidadãos americanos e a emigração cubana", acrescentou.