Mundo

Morre Edgar Bronfman, ex-presidente do Congresso Judaico Mundial

De origem canadense, Bronfman, um ex-executivo da empresa de bebidas Seagram e agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA

Agência France-Presse
postado em 22/12/2013 11:51
Nova York - Edgar Bronfman Sr., ex-presidente do Congresso Judaico Mundial (CJM), que ajudo as vítimas do Holocausto a serem ressarcidas por bancos suíços, morreu em Nova York aos 84 anos, anunciou a fundação que leva seu nome.

De origem canadense, Bronfman, um ex-executivo da empresa de bebidas Seagram e agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos, morreu de causas naturais em sua casa no sábado, segundo a Samuel Bronfman Foundation.

[SAIBAMAIS]

Como presidente do CJM entre 1979 e 2007, Bronfman obteve mais de 1 bilhão de dólares de bancos suíços em reparação para as vítimas do Holocausto e seus herdeiros.

Bronfman "foi um fervoroso ativista contra o anti-semitismo e todas as formas de racismo", que "trabalhou para um melhor entendimento entre as diferentes religiões e os povos", declarou o atual presidente do CJM, Ronald Lauder.

Leia mais notícias em Mundo

Durante décadas, "Edgar foi o líder indiscutível do judaísmo da Diáspora. Ele era conhecido onde quer que fosse", disse Lauder. Com sede em Nova York, o CJM, um dos grupos judeus mais influentes do mundo, foi criado em 1936 com o objetivo de unir as comunidades judaicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação