Mundo

Autoridades suspendem negociações sobre acordo de Genebra durante o Natal

As negociações entre especialistas do Irã e dos países do Grupo 5%2b1 foram retomadas na quinta para tentar estabelecer "plano de ação" para implementar acordo sobre polêmico programa nuclear iraniano

Agência France-Presse
postado em 22/12/2013 14:23
Teerã - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, e a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, concordaram neste domingo em suspender durante o Natal as discussões sobre a aplicação do Acordo de Genebra, anunciou a imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

As negociações entre especialistas do Irã e dos países do Grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) foram retomadas em Genebra na quinta-feira para tentar estabelecer um "plano de ação" para implementar o acordo concluído em 24 de novembro sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

A agência de notícias Isna indicou que Zarif e Ashton tiveram uma conversa telefônica em que concordaram em suspender as negociações durante o período do Natal, sem dar mais detalhes.

O vice-chanceler e chefe dos negociadores nucleares iranianos, Abbas Araqchi, havia evocado esta conversa telefônica entre os dois diplomatas, durante a qual foram discutidas "sérias divergências sobre o acordo de Genebra".

Neste domingo, Zarif declarou que as negociações "não são fáceis" e que avançavam "lentamente", durante uma coletiva de imprensa conjunta com a sua colega italiana, Emma Bonino. "Espero que todas as partes evitem assuntos que possam criar problemas e dificultar o trabalho", acrescentou.

Em 24 de novembro, o Grupo "5%2b1" e o Irã chegaram a um acordo que prevê uma suspensão parcial das sanções contra Irã durante um período de transição de seis meses, durante o qual o Irã concordou em congelar o desenvolvimento de seu programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação