Agência France-Presse
postado em 23/12/2013 19:19
Washington - O Exército dos Estados Unidos está reposicionando aeronaves e outras forças no Chifre da África com o objetivo de se preparar para possíveis novas retiradas de cidadãos americanos do Sudão do Sul, informou o Pentágono nesta segunda-feira (23/12)."O secretário da Defesa está acompanhando essa situação muito de perto", disse aos jornalistas o porta-voz da pasta da Defesa, coronel Steven Warren.
[SAIBAMAIS]"Estamos reposicionando nossas forças na área", acrescentou, explicando que as unidades estão se preparando, caso o governo ordene novas retiradas de americanos que ainda se encontram no terreno. O governo não considera outras ações militares, garantiu.
Leia mais notícias em Mundo
Cerca de 100 americanos deixaram o país no domingo. No dia anterior, uma operação de retirada teve de ser cancelada depois que a aeronave foi alvo de disparos, deixando quatro soldados feridos. Na embaixada dos Estados Unidos em Juba, onde o pessoal não essencial já foi evacuado, ainda há 30 americanos.
O Pentágono também espera transferir aviões de transporte e helicópteros para uma base americana no Djibuti, assim como um reforço de 500 marines, disse à AFP um funcionário da Defesa que pediu para não ser identificado. O Exército já havia enviado um grupo de 47 membros para Juba para reforçar a segurança na embaixada.
O Sudão do Sul é palco de intensos combates desde que o presidente Salva Kiir acusou seu ex-vice-presidente, destituído em julho, de tentativa de golpe de Estado há uma semana. Riek Machar nega a acusação categoricamente e denuncia Kiir por querer eliminar seus rivais.