Londres - Ventos violentos e fortes chuvas atingiram nesta segunda-feira (23/12) a França e o Reino Unido, onde duas pessoas morreram e os transportes foram duramente afetados, com milhares de lares franceses sem energia elétrica.
Duas pessoas morreram na Grã-Bretanha em diferentes acidentes. O corpo de um homem foi encontrado em um rio do norte da Inglaterra, enquanto uma mulher se afogou em um rio perto de Bethesda, no País de Gales.
Na França, um homem, de nacionalidade russa, era procurado na costa de Brest depois se ter caído de um navio cargueiro em razão das más condições meteorológicas, que provocaram ondas de entre 6 a 7 metros e ventos com rajadas de cerca de 120 km/h.
No início de noite, cerca de 18 mil casas estavam sem luz em toda a Bretanha, no oeste da França e vários voos tinham sido cancelados no aeroporto de Brest.
O transporte ferroviário também foi afetado no noroeste do país, em particular entre Caen e Cherbourg, onde uma árvore caiu na via. Na Bretanha e na Normandia, as autoridades acionara, o alerta laranja, segundo mais elevado.
Leia mais notícias em Mundo
No Reino Unido, cerca de trinta voos de cerca de 1,3 mil foram cancelados no aeroporto Heathrow de Londres, maior do mundo em tráfego de passageiros. Todos os voos do aeroporto de Southampton, no sul da Inglaterra, todos os voos de curta e média distância foram cancelados.
Companhias nacionais de trens também reduziram suas operações. A Irlanda também foi atingida pelo mau tempo, e mais de 5.000 linhas telefônicas ficaram fora de serviço.
Rotas marítimas foram interrompidas no Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido ou a Espanha. O serviço meteorológico britânico MET emitiu um alerta laranja para chuvas (o 2; mais elevado), para entre segunda e terça-feira, no sul da Inglaterra e do País de Gales.
Rajadas de vento de 140 km/hora foram registradas nesta segunda no País de Gales, segundo o MET. "As perturbações nos transportes podem ser grandes", alertou Emma Compton, meteorologista do MET.