Jornal Correio Braziliense

Mundo

Palestino é ferido em Gaza e israelense é apunhalado na Cisjordânia

Um porta-voz dos serviços de emergência de Gaza indicou que o palestino, de 27 anos, foi ferido a tiros no norte de Beit Lahiya, fronteira com Israel, e estava em estado grave

Gaza - Soldados israelenses atiraram e feriram com gravidade um palestino na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (23/12), enquanto, em outro incidente, um palestinho apunhalou um policial israelense na Cisjordânia, informaram fontes de ambos os lados.

Um porta-voz dos serviços de emergência de Gaza indicou que o palestino, de 27 anos, foi ferido a tiros no norte de Beit Lahiya, fronteira com Israel, e estava em estado grave.

O Exército israelense confirmou à AFP que soldados atiraram contra "um indivíduo suspeito que tentava instalar um artefato explosivo perto da barreira de segurança no norte da Faixa de Gaza".

Leia mais notícias em Mundo

No norte de Jerusalém, "um policial ficou gravemente ferido quando um palestino o apunhalou no cruzamento de Adam", declarou à AFP Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia israelense. "Estamos fazendo uma investigação na região para prender o suspeito", assinalou.

Os incidentes entre palestinos e israelenses multiplicaram-se nos últimos dias em Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza. O vice-ministro israelense da Defesa, Danny Danon, afirmou que "os acontecimentos recentes mostram que os terroristas tentam novamente atentar contra a vida dos cidadãos de Israel".

"Em qualquer outro país, quando um ônibus explode e, um dia depois, um policial é apunhalado, na semana seguinte não se libertariam terroristas como um gesto de boa vontade", criticou Danon, membro do partido Likud (direita nacionalista). Israel deve libertar 26 presos palestinos em 29 de dezembro, como parte das negociações de paz.