Mundo

Presidente venezuelano Maduro se reuniu com Raúl Castro em Havana

Os dois governantes realizaram um "fraternal encontro" no qual falaram sobre as eleições municipais da Venezuela, nos quais o governismo ganhou 255 de 337 prefeituras

Agência France-Presse
postado em 24/12/2013 16:40
O líder cubano Fidel Castro e o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro com um mapa de Grand Marshall Antonio José de Sucre, que liderou a batalha de AyacuchoO presidente venezuelano, Nicolás Maduro, analisou com seu homólogo cubano, Raúl Castro, diversos temas bilaterais e internacionais durante um encontro realizado na segunda-feira em Havana, informou nesta terça-feira (24/12) a imprensa cubana.

Os dois governantes realizaram um "fraternal encontro" no qual falaram sobre as eleições municipais de 8 de dezembro na Venezuela, nos quais o governismo ganhou 255 de 337 prefeituras, mas perdeu Caracas, Maracaibo e Valencia, as três maiores cidades do país. "Também abordaram outros temas da agenda internacional e regional", disse o jornal oficial cubano Granma em uma breve nota, sem dar mais detalhes do acordo.

No encontro estiveram presentes, além disso, a esposa de Maduro, Cilia Flores, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, informou o jornal.



A imprensa cubana não revelou quando Maduro chegou à ilha. Ele também se encontrou com o pai da revolução cubana, Fidel Castro (aparentemente sábado).

Maduro informou no sábado (21/12) em seu Twitter que viajou a Cuba para comemorar os 19 anos do "encontro histórico" entre Fidel Castro e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez e os nove anos da criação da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).

Chávez (1999-2013) e Fidel Castro - que por razões de saúde entregou o comando a seu irmão Raúl em 2006 - desenvolveram uma grande aliança sobre questões de energia, de saúde, tecnologia, alimentação, entre outros pontos, que foi continuada por Maduro. A ajuda e o fornecimento de petróleo venezuelano são essenciais para a economia cubana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação