Mundo

Explosão de carro-bomba perto de igreja deixa ao menos 14 mortos em Bagdá

A explosão ocorreu após a missa de Natal e também deixou mais de 30 feridos

Agência France-Presse
postado em 25/12/2013 08:47
Bagdá - Ao menos 14 pessoas morreram nesta quarta-feira na explosão de um carro-bomba perto de uma igreja de Bagdá, na saída da missa de Natal, anunciaram autoridades da segurança. A explosão, ocorrida no bairro de Dura, no sul da capital, também deixou mais de 30 feridos, acrescentaram as fontes.

"O ataque tinha como alvo a Igreja, e a maioria dos mártires (vítimas fatais) são cristãos", declarou um coronel da polícia à AFP. "O ataque ocorreu no momento em que os fiéis saíam da Igreja", acrescentou.

[SAIBAMAIS]A população cristã do Iraque foi reduzida à metade depois da invasão americana de 2003 e dos anos de violência sectária posteriores. Segundo as estimativas, o número passou de 1,5 milhão de cristãos que viviam no Iraque em 2003 para menos de 500.000.

O ano de 2013 foi terrível para o Iraque, com níveis de violência similares aos de 2008, quando o país saía de uma guerra civil.

Leia mais notícias em Mundo


A ira da comunidade sunita, que se queixa de ser alvo de uma campanha repressora do governo dirigido pelos xiitas, foi um fator chave nesta espiral de violência. Mais de 6.650 pessoas morreram desde o início do ano no país, segundo um balanço da AFP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação