Mundo

Deputados propõem lei para enriquecer urânio a 60% se houver novas sanções

A proposta de lei, apresentada nesta quarta-feira, ainda deve ser aprovada pelo parlamento, formado por 290 deputados

Agência France-Presse
postado em 25/12/2013 13:18
Teerã - Uma centena de deputados iranianos apresentou um projeto de lei para pedir ao governo que enriqueça urânio a 60% caso as grandes potências decidam impor novas sanções, informou nesta quarta-feira a imprensa iraniana.

"Se os outros países (do grupo 5%2b1) reforçarem as sanções, impuserem novas sanções ou violarem os direitos nucleares da República Islâmica, o governo se verá imediatamente na obrigação de aumentar o nível de enriquecimento de urânio a 60%" disse o deputado Mehdi Musavi-nejad, signatário deste projeto, citado pelas agências Isna e Fars.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Desta forma, o governo iraniano poderá "assegurar as necessidades do país para equipar os navios (com propulsão nuclear) e pôr em funcionamento o reator de águas pesadas de Arak", acrescentou.

A proposta de lei foi apresentada nesta quarta-feira, mas ainda deve ser aprovada pelo parlamento, formado por 290 deputados.

Os países do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França, mais Alemanha) e o Irã alcançaram um acordo temporário no dia 24 de novembro, em Genebra, sobre o programa nuclear iraniano.

Teerã aceitou suspender durante seis meses o enriquecimento de urânio a 20% e limitá-lo a 5%, assim como, a não instalar os equipamentos do reator de água pesada de Arak, que se encontra em construção, em troca das grandes potências não imporem novas sanções e suspenderem algumas das que já tinham imposto.

O reator de Arak poderia produzir plutônio, necessário à fabricação de armas atômicas. No acordo de Genebra, o Irã se comprometeu a não construir uma fábrica de recuperação de plutônio, o que impedirá o país de dar finalidades militares ao plutônio.

Os especialistas do Irã e das potências do grupo 5%2b1 realizam difíceis negociações para alcançar um "plano de aplicação" do acordo de Genebra, que foram interrompidas antes das festas de Natal.

O chefe de equipe de negociadores iranianos, Abas Araghchi, declarou, no fim de semana, que as negociações avançavam lentamente devido a "certas interpretações" do acordo pelos países do grupo 5%2b1.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação