Mundo

Turquia: Erdogan anuncia reestruturação, após renúncia de três ministros

Entre os ministros que deixam o governo está o de Assuntos Europeus, Egemen Bagis, cujo nome também foi citado pela imprensa, em um caso que abala a cúpula do Estado turco há oito dias

Agência France-Presse
postado em 25/12/2013 19:47
Entre os ministros que deixam o governo está o de Assuntos Europeus, Egemen Bagis, cujo nome também foi citado pela imprensa, em um caso que abala a cúpula do Estado turco há oito dias

Istambul - O premier turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na noite desta quarta-feira uma ampla reforma de seu gabinete, após a renúncia dos ministros do Interior, Meio Ambiente e Economia, envolvidos em um grande escândalo político-financeiro.

Entre os ministros que deixam o governo está o de Assuntos Europeus, Egemen Bagis, cujo nome também foi citado pela imprensa, em um caso que abala a cúpula do Estado turco há oito dias.

Erdogan reuniu-se antes com o presidente, Abdullah Gull. Ao término da reunião, esperava-se que Erdogan anunciasse a formação de sua nova equipe de governo, segundo a imprensa.

Bagis, que não foi processado pela Justiça turca, foi substituído por um deputado do Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, Mevlut Cavusoglu.

[SAIBAMAIS]

Além de Bagis, 10 ministros foram substituídos, entre eles o do Interior, Muammer Guler, o da Economia, Zafer Caglayan, e o do Meio Ambiente, Erdogan Bayraktar, renunciantes.

Eles foram substituídos por Efkan Ala (Interior), até então subsecretário de Estado ante o premier, e pelos deputados Nihat Zeybekçi (Economia) e Idris Güllüce (Meio Ambiente e Urbanismo).

Leia mais notícias em Mundo

Como estava previsto antes do escândalo, os ministros da Justiça, Família e Transportes, candidatos nas eleições municipais de março, também foram substituídos.

Os ministros do Interior, Meio Ambiente e Economia deixaram o governo após terem o nome de seus filhos envolvidos em uma ampla investigação contra a corrupção que provocou uma crise política, a quatro meses das eleições municipais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação