Mundo

ONU precisa de US$ 116 milhões para ajudar população do Sudão do Sul

Desde 15 de dezembro, o Sudão do Sul está afundado em combates e violência étnica entre partidários do presidente Salva Kiir e seguidores do ex-vice-presidente

Agência France-Presse
postado em 26/12/2013 08:11
Nova York - As agências humanitárias da ONU precisam de 166 milhões de dólares para poder atender com caráter de urgência a população do Sudão do Sul até março de 2014, anunciou a ONU nesta quarta-feira.

Segundo o gabinete de coordenação de assuntos humanitários (Ocha), o atendimento de saúde, a distribuição de alimentos e a gestão dos centros que recebem os deslocados pelos combates são as prioridades.

"Ao menos 90.000 pessoas estão deslocadas há dez dias, das quais 58.000 se refugiaram nas bases da ONU" no país, explicou o coordenador humanitário do Sudão do Sul, Toby Lanzer, citado no comunicado da Ocha.

[SAIBAMAIS]

Além disso, as agências humanitárias também têm que atender 200.000 refugiados procedentes do Sudão e instalados nos estados sul-sudaneses de Unidade e Alto Nilo.

"A situação é extremamente difícil para a população desta nova nação. É essencial que as agências humanitárias tenham os recursos necessários para salvar vidas nos próximos meses", acrescentou Lanzer, que espera que os doadores atuem rapidamente para arrecadar os fundos.

Leia mais notícias em Mundo

Desde 15 de dezembro, o Sudão do Sul está afundado em combates e violência étnica entre partidários do presidente Salva Kiir e seguidores do ex-vice-presidente, acusado de tentar realizar um golpe de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação