Mundo

Ao menos uma dezena de civis morreu em onda violência em Bangui

Disparos durante todo o dia semearam o pânico nos bairros do norte da capital, perto do aeroporto, onde estão posicionadas as forças francesas da operação Sangaris e africanas da Misca

Francisco Francerle
postado em 26/12/2013 15:30
Ao menos uma dezena de civis morreu em Bangui desde a quarta-feira (25/12) em uma nova onda de violência que atingiu a capital centro-africana, informaram fontes médicas nesta quinta.

"A Cruz Vermelha trouxe uma dezena de corpos" para o necrotério do hospital comunitário de Bangui, o principal centro hospitalar da cidade, declarou à AFP esta fonte médica, sob a condição de ter sua identidade preservada, acrescentando que o hospital tinha recebido também 46 feridos a tiros ou arma branca.

"As pessoas estão com medo. Não podemos saber quantas vítimas deixaram os fatos de ontem (quarta-feira). As pessoas não se atrevem a deixar seus mortos", explicou uma encarregada da organização Médicos sem Fronteiras (MSF) na República Centro-africana, Marie-Elisabeth Ingres.



Disparos durante todo o dia semearam o pânico nos bairros do norte da capital, perto do aeroporto, onde estão posicionadas as forças francesas da operação Sangaris e africanas da Misca.

A origem dos disparos continuava um mistério nesta quinta. Alguns moradores diziam que se tratou de um ataque das milícias "anti-balaka" (milícias cristãs de auto-defesa) contra efetivos do contingente chadiano.

O exército francês não deu qualquer explicação sobre estes incidentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação