Mundo

Desemprego aumentou na França em novembro, com mais 17.800 desempregados

Os organismos internacionais (OCDE, FMI, Comissão europeia) também consideram que o desemprego continuará aumentando na França em 2014

Agência France-Presse
postado em 26/12/2013 16:37
O desemprego na França subiu no mês de novembro, depois de uma queda em outubro, com mais 17.800 desempregados (%2b0,5%), a 3,29 milhões (um nível recorde), anunciou nesta quinta-feira (26/12) o Ministério de Trabalho.

Incluindo os desempregados que trabalharam com uma atividade reduzida, a cifra diminui, com 6.900 desempregados a menos (-0,1%), a 4,87 milhões, segundo cifras publicadas nesta quinta-feira (26/12) pelo Ministério.

Esta última cifra fez o ministro do Trabalho, Michel Sapin, declarar que a inversão "começou efetivamente no quarto trimestre", se referindo à promessa do presidente François Hollande de inverter a curva do desemprego antes do final do ano.

O ministro acrescentou que "o mês de dezembro será importante para confirmar" essa inversão.

Em um comunicado da presidência, François Hollande afirmou que "as cifras do desemprego para o mês de novembro (%2b 17 800) atenuam as do mês de outubro (- 20 500), mas não modificam a tendência". "A inversão da curva do desemprego com a qual me comprometi começou efetivamente", disse.



Com uma taxa de desemprego de 10% e forte aumento dos empregos em tempo parcial, o panorama social da França continua sendo sombrio.

Em suas últimas previsões, o Instituto Nacional de Estatísticas (Insee) não compartilha do otimismo do governo e prevê que a taxa de desemprego suba levemente em meados de 2014 depois de um período de estabilização.

Os organismos internacionais (OCDE, FMI, Comissão europeia) também consideram que o desemprego continuará aumentando na França em 2014.

Para inverter a curva do desemprego, o governo conta, sobretudo, com os "contratos subsidiados", que se beneficiam de uma redução fiscal. Com eles, será "possível estabilizar o desemprego, ou ter uma leve queda por alguns meses", comentou o economista Marion Cochard, do Observatório Francês de Conjunturas Econômicas (OFCE).

Irregular ao longo de 2013, o crescimento econômico se situou em 0,2% no final do ano, mas os analistas ressaltam que não será possível uma verdadeira retomada até que as empresas voltem a investir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação