Mundo

Netanyahu responsabiliza Hamas por foguetes lançados contra Israel

Um primeiro projetil lançado da Faixa de Gaza caiu na noite de quarta-feira, no sul de Israel, sem deixar vítimas, ou causar danos, anunciou o Exército israelense

Agência France-Presse
postado em 26/12/2013 21:01
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (26/12) que considera o Hamas responsável por qualquer ataque cometido do território palestino de Gaza, onde o grupo islâmico governa, após a queda de dois foguetes em Israel.

Um primeiro projetil lançado da Faixa de Gaza caiu na noite de quarta-feira, no sul de Israel, sem deixar vítimas, ou causar danos, anunciou o Exército israelense. Segundo a imprensa local, foi um foguete.

Esse projetil disparado da Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico Hamas, caiu perto de Ashkelon, disse uma porta-voz militar à AFP.

Nesta quinta-feira à tarde, um segundo foguete caiu em uma área desabitada, acrescentou a porta-voz.

Israel "considera o Hamas responsável por todos os ataques realizados contra nós. Atacaremos todos que nos atacarem e aqueles que os apoiarem", disse Netanyahu, nesta quinta, em uma cerimônia militar.

No mesmo ato, o ministro israelense da Defesa, Moshe Yaalon, afirmou que o governo não aceitará "o terrorismo proveniente da Faixa de Gaza, onde Hamas reina como soberano".



Nos últimos dias, multiplicaram-se os incidentes na fronteira entre Israel e o território palestino.

A palestina Hala Abu Sabija, de 3 anos, morreu, e pelo menos outras seis palestinas ficaram feridas na terça-feira, em ataques aéreos israelenses contra a Faixa de Gaza, em represália por um disparo que matou um israelense que trabalhava na fronteira.

Na quarta, Netanyahu enviou seus pêsames à família de Saleh Abu Latif, de 22 anos, membro da minoria árabe beduína.

Segundo comunicado oficial divulgado nesta quinta, Saleh "trabalhava para uma companhia com contrato com o Ministério da Defesa".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação