Mundo

Três soldados da missão da Otan morrem em atentado suicida em Cabul

O ataque foi cometido às 13h00 (06h30 de Brasília) na estrada que vai de Jalalabad a Cabul e que cruza a parte oriental da capital afegã, afirmam as autoridades, que não informaram a nacionalidade das vítimas

Agência France-Presse
postado em 27/12/2013 11:46
Cabul - Três soldados da missão da Otan no Afeganistão morreram nesta sexta-feira (27/12) em um atentado suicida com carro-bomba em Cabul reivindicado pelos talibãs, anunciou a coalizão.

O ataque foi cometido às 13h00 (06h30 de Brasília) na estrada que vai de Jalalabad a Cabul e que cruza a parte oriental da capital afegã, afirmam as autoridades, que não informaram a nacionalidade das vítimas.

Pouco depois, um jornalista da AFP viu ambulâncias e carros blindados da Otan no local do atentado, isolado pela polícia afegã. "Houve quatro ou cinco civis feridos que foram transportados ao hospital", declarou à AFP Hashmatulá Stanikzai, porta-voz da polícia de Cabul.


Os talibãs, que concentram seus ataques nos soldados da Otan e seus aliados das forças nacionais afegãs, reivindicaram o atentado.

"Doze soldados norte-americanos morreram, outros ficaram feridos e seus carros sofreram danos neste ataque com carro bomba perpetrado por um de nossos combatentes", declarou à AFP Zabihulá Mujahid, porta-voz dos talibãs, que costumam exagerar os balanços de seus atentados.

Os rebeldes islamitas alertaram que aumentariam a pressão sobre os Estados Unidos e as autoridades afegãs antes das eleições presidenciais de abril e a retirada da maior parte das forças da coalizão internacional no final de 2014.

Os insurgentes querem retomar o poder no Afeganistão depois dessa data. O governo afegão os convidou a participar das negociações de paz com a esperança de estabilizar o país.

Os Estados Unidos tentam convencer o presidente afegão Hamid Karzai de assinar o acordo bilateral de segurança (BSA) que regerá as condições dos soldados estrangeiros que ficarem no Afeganistão depois de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação