Mundo

Juiz nova-iorquino declara "legal'"programa de espionagem da NSA

"Não há evidências de que o governo tenha utilizado a informação telefônica coletada com um propósito diferente ao de investigar e deter ataques terroristas", disse o juiz, ao justificar a decisão

Agência France-Presse
postado em 27/12/2013 17:00
Um juiz federal de Nova York declarou "legal" nesta sexta-feira (27/12) o programa de coleta de dados telefônicos da Agência Nacional de Segurança americana (NSA, na sigla em inglês), defendendo sua relevância para o combate ao terrorismo.

"O programa de coleta de informação telefônica da NSA é legal", destacou o juiz William Pauley em sua decisão, tomada dias depois de outro magistrado indicar que o programa da NSA provavelmente era inconstitucional.

"Não há evidências de que o governo tenha utilizado a informação telefônica coletada com um propósito diferente ao de investigar e deter ataques terroristas", acrescentou o magistrado, ao justificar sua decisão.



A decisão de Pauley rechaçou, desta forma, um pedido da demandante União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) para suspender o programa da NSA.

[SAIBAMAIS]Em sua argumentação, o juiz lembrou os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington, que deixaram 3.000 mortos. "A tecnologia permitiu à Al-Qaeda operar de forma descentralizada e planejar à distância ataques terroristas internacionais", redigiu.

O programa da NSA, revelado pelo ex-analista de inteligência americana, Edward Snowden, incluiu a espionagem de milhões de telefonemas e e-mails nos Estados Unidos e no exterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação