Mundo

Cinco pessoas morrem de fome no acampamento de refugiados em Damasco

Essas mortes "são consequência do assédio imposto pelas tropas do regime" do presidente Bashar al-Assad, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH)

Agência France-Presse
postado em 27/12/2013 19:18
Cinco pessoas morreram de fome no acampamento de refugiados palestinos de Yarmuk, sitiado pelo Exército sírio em Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Palco de combates quase diários que obrigaram milhares de moradores a fugir, esse acampamento está sitiado há um ano. Em 20 de dezembro, a Agência da ONU de Ajuda para os Refugiados Palestinos (UNRWA) já havia emitido um alerta.

"Cinco pessoas - entre elas um idoso, uma mulher e um homem deficiente - morreram de desnutrição e por falta de tratamentos necessários", disse o OSDH.

Essas mortes "são consequência do assédio imposto pelas tropas do regime" do presidente Bashar al-Assad, completou a organização.

Sem conseguir chegar à região desde setembro para levar alimentos, a UNRWA pediu recentemente ao Exército que suspenda o cerco e, a todas as partes beligerantes, que deixem os serviços humanitários entrarem no acampamento.



As condições de sobrevivência em Yarmuk pioram de maneira "dramática", disse a agência em 20 de dezembro, calculando que ainda há cerca de 20 mil pessoas bloqueadas no local.

[SAIBAMAIS]"Se a situação não se resolver em breve, pode ser muito tarde para salvar as vidas de milhares de pessoas, entre elas crianças", advertiu a UNRWA.

Várias zonas rebeldes estão sitiadas pelo Exército, como Moadamiyet al Sham, ao sudoeste da capital, onde várias pessoas também teriam morrido de desnutrição.

A situação sanitária levou os rebeldes dessa cidade a anunciar, na quarta-feira (25/12), uma trégua entre o regime e o conselho local, desde que alimentos sejam levados para a região.

Nesta sexta, "todas as partes respeitavam a trégua", embora víveres não tenham sido enviados, informou o conselho local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação