Mundo

ONU vai acelerar envio de boinas azuis para República Centro-Africana

O presidente francês pediu a Ki-moon que as Nações Unidas "desempenhem um papel ainda mais importante" durante a transição na República Centro-Africana, informou a presidência francesa

Agência France-Presse
postado em 27/12/2013 20:25
A ONU anunciou nesta sexta-feira (37/12) a intenção de acelerar os preparativos para um possível envio de uma força para a manutenção de paz na República Centro-Africana, mergulhada na violência desde março de 2013.

"Vão acontecer muito rapidamente nos próximos dias consultas adicionais entre membros do Conselho de Segurança e a União Africana", destacou a ONU em um comunicado, após a conversa nesta sexta entre o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, e o presidente francês, François Hollande.

O presidente francês pediu a Ki-moon que as Nações Unidas "desempenhem um papel ainda mais importante" durante a transição na República Centro-Africana, informou a presidência francesa.



[SAIBAMAIS]Aprovada em 5 de dezembro pelo Conselho de Segurança da ONU, a resolução que autorizou a França a intervir no país africano contemplava a possibilidade de que a Misca se transformasse em uma força para a manutenção da paz - desde que o próprio Conselho a aprovasse.

Segundo fontes diplomáticas, Ban poderá enviar boinas azuis "de urgência", que seriam transferidos de outras missões para ajudar as tropas francesas e africanas a conter os confrontos sectários. Mais de mil pessoas já morreram nesses conflitos.

"Como o Conselho de Segurança pediu, as Nações Unidas já começaram a estudar os contingentes e a preparar a possível transformação da Misca em uma missão para a manutenção da paz da ONU", ressaltou o comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação