Agência France-Presse
postado em 28/12/2013 15:35
Washington - Quatro militares americanos que estavam detidos pelo governo líbio foram libertados, informou na sexta-feira um funcionário do governo americano à AFP.A fonte limitou-se a confirmar que os quatro militares foram colocados em liberdade, duas horas após o Departamento de Estado anunciar que haviam sido detidos pelo governo líbio.
Mais cedo, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, disse em um breve comunicado: "Podemos confirmar que quatro militares americanos se encontram atualmente detidos pelo governo líbio".
"Estamos buscando estabelecer os fatos e garantir sua libertação. Estamos em contato com as autoridades líbias", acrescentou.
O Departamento de Estado não forneceu detalhes sobre as circunstâncias e o local das detenções.
Segundo o jornal The New York Times, citando autoridades americanas, os detidos integravam a equipe de segurança da embaixada americana em Trípoli e poderiam estar estudando rotas de fuga para serem utilizadas no futuro por diplomatas.
Em setembro de 2012, um grande número de milicianos fortemente armados atacou a missão diplomática americana em Benghazi, custando a vida do embaixador e de outros três agentes.
As autoridades líbias têm grandes dificuldades para controlar as milícias que surgiram durante a rebelião contra o regime de Muanmar Kadhafi (em 2011), ante a ausência de uma polícia e de um exército profissionais.