Agência France-Presse
postado em 28/12/2013 17:27
[SAIBAMAIS]Trata-se da décima viagem de Kerry a Israel e à Cisjordânia. O chefe da diplomacia americana visitou a região no início de dezembro. Segundo uma fonte palestina, Kerry "permanecerá vários dias" na região. Kerry tenta conciliar as posições de israelenses e palestinos visando um "acordo básico" que defina as grandes linhas de um tratado final entre as duas partes no prazo de nove meses fixado no início das discussões, em julho de 2013.
O acordo envolve os principais pontos do conflito entre palestinos e israelenses, que deverão ser superados antes da assinatura de um acordo de paz definitivo. Durante a última visita de Kerry à Ramallah (Cisjordânia), no dia 12 de dezembro, o presidente palestino, Mahmud Abbas, rejeitou a permanência da presença militar israelense na Cisjordânia após um acordo de paz.
Segundo a imprensa regional, os Estados Unidos propuseram a manutenção das forças israelenses nas fronteiras entre Cisjordânia e Jordânia durante cerca de 15 anos após a assinatura de um acordo de paz. Abbas também rejeita outro acordo de paz provisório e qualquer extensão do prazo de nove meses previsto para o fim das negociações, até 29 de abril.
Os negociadores palestinos advertem ainda para a impossibilidade de um acordo diante da manutenção do atual ritmo de colonização dos territórios ocupados por Israel.