Mundo

Hollande viaja à Arábia Saudita para discutir crises regionais e economia

A situação no Líbano, o dossiê nuclear iraniano e a guerra na Síria serão temas importantes da agenda

Agência France-Presse
postado em 29/12/2013 09:19

O presidente francês se reunirá com o rei Abdullah no primeiro dia da visita oficial, em pleno deserto, em Rawdat Jurayim

Riade - François Hollande viaja neste domingo (29/12) à Arábia Saudita para discutir com os líderes sauditas as crises que atingem o Oriente Médio, dois dias após um atentado sangrento em Beirute e em pleno aumento da tensão no Egito. O presidente francês se reunirá com o rei Abdullah no primeiro dia da visita oficial, em pleno deserto, em Rawdat Jurayim, 60 km a nordeste de Riad.



A situação no Líbano, o dossiê nuclear iraniano e a guerra na Síria serão temas importantes da agenda. A crise no Egito levanta uma divergência entre a Arábia Saudita, que apoia o novo poder, e a França, partidária de que todas as correntes políticas opostas à violência participem da transição.

François Hollande, que viaja acompanhado de quatro ministros e trinta empresários, lembrou em uma entrevista ao jornal Al-Hayat que a Arábia Saudita é "o cliente número um da França no Oriente Médio". Os intercâmbios comerciais superaram os 8 bilhões de euros em 2013, incluindo 3 bilhões de exportações francesas, embora a balança seja estruturalmente deficitária para a França devido as suas importações de petróleo saudita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação