Mundo

Navio russo preso no gelo da Antártica segue esperando o resgate

Três barcos quebra-gelos se dirigiram ao local para tentar socorrê-lo, mas dois deles, o francês "L'Astrolabe" e o chinês "Snow Dragon", deram meia volta por falta de capacidade suficiente

Agência France-Presse
postado em 29/12/2013 10:26

O

Sydney - Os passageiros de uma embarcação científica presa no gelo da Antártica seguiam esperando neste domingo (29/12) o resgate do quebra-gelos australiano, que, no entanto, pode não ter potência suficiente para superar a espessa camada de gelo. O "Akademik Shokalskiy" permanece imobilizado desde a última terça-feira uma centena de milhas náuticas a leste da base francesa Dumont d;Urville. Três barcos quebra-gelos se dirigiram ao local para tentar socorrê-lo, mas dois deles, o francês "L;Astrolabe" e o chinês "Snow Dragon", deram meia volta por falta de capacidade suficiente.

O "Snow Dragon" chegou no sábado a menos de 7 milhas náuticas do navio russo, mas precisou retroceder porque o gelo era muito espesso. As 74 pessoas a bordo do "Akademik Shokalskiy", entre elas turistas, cientistas e a tripulação, agora depositam suas esperanças no quebra-gelos australiano "Aurora Australis". "O navio avaliará suas possibilidades de romper o gelo para chegar ao ;Akademik Shokalskiy;", indicou à AFP a autoridade australiana de segurança marítima (ASMA).



Se não conseguir abrir passagem, "tentaremos utilizar o helicóptero a bordo do quebra-gelo chinês", acrescentou a autoridade. Dos três quebra-gelos enviados à região, o australiano é o mais potente, mas isso não garante que conseguirá alcançar a embarcação russa. Pode romper o gelo de uma espessura de 1,60 metro, mas o "Akademik Shokalskiy" está preso por gelo de 3 metros de espessura.

Um dos responsáveis pela expedição russa, Greg Mortimer, indicou que os passageiros serão retirados com o helicóptero do "Snow Dragon" se o barco australiano não conseguir alcançá-los "nos próximos dias". Os ventos do sudeste comprimiram o gelo, que agora é muito mais firme, e se houvesse ventos do oeste a pressão diminuiria.

Apesar do fracasso da operação de resgate, a atmosfera é positiva a bordo, onde os passageiros estão sãos e salvos. Outra das responsáveis pela expedição, Chris Turney, e o correspondente do The Guardian Alo Jha, criaram na internet um diário de bordo em tom jovial. A bordo do barco russo viajam cientistas e turistas que reproduzem a expedição histórica à Antártica realizada há um século (1911-1914) pelo explorador australiano Douglas Mawson. Também realizam alguns experimentos daquela expedição.

A embarcação circulava em uma zona onde os barcos podem passar normalmente nesta época do ano, mas uma mudança brusca das condições climáticas conduziu a embarcação a uma zona de gelo espesso. A expedição começou há três semanas e deveria chegar à Nova Zelândia no início de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação